AFA - Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica.

Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica.
Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena em Administração.

Ao ingressar na AFA os jovens o faz como aluno. No mês de junho, na solenidade da “Entrega do Espadim”, recebem o símbolo do cadete das Forças Armadas – o Espadim. Permanecerão como cadetes durante todo o curso até o momento da conclusão quando, na solenidade de formatura, devolverão o espadim e receberão o símbolo do Oficial das Forças Armadas – a Espada. Nesta solenidade, serão promovidos ao primeiro posto do oficialato, o de Aspirante-a-Oficial, iniciando a vida profissional numa Unidade da Força Aérea para onde forem designados.

A partir de então, terão promoções regulares até o posto de Coronel, podendo alcançar o Generalato.
O ingresso é através de concurso realizado em todo território nacional, com poucas vagas oferecidas, visto que o maior número é constituído pelos egressos da EPCAR.

Ao ingressar na AFA o/a jovem (de todos os cursos) submete-se a um regime de semi-internato, com liberação de saída apenas nos finais de semana. No seu dia-a-dia, participa de aulas acadêmicas, aulas específicas relativas ao seu curso, de instrução militar, educação física além de outras atividades relacionadas com o “contexto militar”. A Sociedade dos Cadetes possui clube interno com objetivo cultural e de lazer. Durante todo o curso, cuja duração é de 4 anos, recebe assistência básica: intelectual, física, médica, psicológica, financeira (remuneração).

Duração dos cursos: 4 (quatro) anos
Local dos cursos: Pirassununga-São Paulo, na "Academia de Força Aérea"

- Escolaridade exigida: estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio.
- Idade: mínimo 17 anos e máximo provável 21 anos.
- Sexo: masculino e feminino.
- Número de vagas: variável.

a) Provas escritas sobre as seguintes disciplinas:
1) Língua Portuguesa;
2) Matemática;
3) Física;
4) Língua Inglesa;
5) Redação

b) Inspeção de saúde;
c) Exame de Aptidão Psicológica; e
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico(TACF).

Observação: todas as etapas terão caráter seletivo, sendo o "Exame de Escolaridade", também, classificatório.
As informações sobre os concursos são apenas para sua referência, sendo os dados oficiais, divulgados pelos editais de cada concurso.

AFA - Academia da Força Aérea - 3 cursos de Aspirante a:

- Oficial Aviador (para homens e mulheres)
É o curso que forma o piloto militar, sendo esta sua atividade básica após a conclusão. Além dela, exercerá também atividades administrativas. Durante o curso participa, como atividade complementar, do Clube de Voo a Vela (planadores) realizando vôos nessas aeronaves nos finais de semana.

- Oficial Intendente (para homens e mulheres)
O Oficial Intendente cuida especificamente da área administrativa respondendo por setores como Pessoal, Finanças, Alimentação, ou seja, a Logística de uma maneira geral.

- Oficial Infante (para homens)
O Oficial Infante é o responsável pela segurança do Quartel. Junto a essa missão está também a formação militar dos recrutas – jovens que a cada ano vão prestar o Serviço Militar. Organiza diariamente as diversas escalas de serviço, participa da formação militar dos cadetes e da realização dos eventos militares da Unidade.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Mais de 50 anos de atividades

Mais de 3.000 aprovações em todas as escolas militares

Professores militares e ex-militares com décadas de experiência na preparação de concursos

Material didático próprio atualizado anualmente para cada concurso

Apoio à moradia: apartamentos próprios, hotéis e pensões parceiras
Depoimentos Movame
Desenvolvido por: Fleg Comunicação