IME - Instituto Militar de Engenharia

O Instituto Militar de Engenharia está localizado na histórica Praia Vermelha, junto ao Bondinho do Pão de Açúcar, um dos mais famosos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.
O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

O CFG(Curso de Formação e Graduação), com duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.
O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).
Cursos oferecidos:
Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);
Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).

Ser brasileiro(a) nato(a),
ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso,
ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio.

a) Exame intelectual nas disciplinas de:
Matemática,
Física,
Química,
Português,
Inglês.
b) Inspeção de Asúde (IS)
c) Exame de Aptidão Física (EAF).

Especialidades oferecidas
Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Benefícios
Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Mais de 50 anos de atividades

Mais de 3.000 aprovações em todas as escolas militares

Professores militares e ex-militares com décadas de experiência na preparação de concursos

Material didático próprio atualizado anualmente para cada concurso

Apoio à moradia: apartamentos próprios, hotéis e pensões parceiras
Depoimentos Movame
Desenvolvido por: Fleg Comunicação