EsFCEx - Escola de Administração do Exército

O Curso Básico de Formação Militar tem por finalidade promover o ajustamento do oficial-aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho profissional como militar.

Com 35 semanas de duração, o curso irá desenvolver as capacidades do oficial-aluno para exercer as funções de Tenente e Capitão não aperfeiçoado. A diversidade de atuação do Oficial do Quadro Complementar impõe-lhe, além da cultura geral e profissional, a necessidade de evidenciar liderança, disciplina intelectual e flexibilidade, entre outros.

O oficial do QCO deve constituir-se em exemplo aos seus subordinados, por meio de sua competência, dedicação e responsabilidade, alicerçado sempre em valores éticos e morais de nossa instituição.

Por esse motivo, os oficiais-alunos são aprimorados na área cognitiva, desenvolvidos na área psicomotora e engrandecidos na área afetiva.

A formação militar dos oficiais-alunos é de responsabilidade do Corpo de Alunos.
Além de tomar conhecimento da estrutura do Exército e de sua dinâmica de funcionamento, o oficial-aluno terá oportunidade, ainda, de conhecer os regulamentos básicos, os manuais e as normas militares da Força Terrestre.

Localidade de trabalho
O concludente do CFO/QC/Farm e Odonto, ao final do curso, escolhe o local onde irá servir, dentre as organizações miltares oferecidas pelo Exército, de acordo com a sua classificação dentro de sua especialidade, podendo ser designado para atividades diferentes das inerentes à sua especialização, bem como ser movimentado para outras sedes, conforme o que prescreve o Regulamento de Movimentação para Oficiais e Praças do Exército (R-50).

Carreira
A carreira do Oficial do Quadro Complementar inicia-se no posto de 1º tenente e prossegue com as promoções a capitão(após o interstício de 62 meses), major (após o interstício de 86 meses), tenente-coronel (após o interstício de 54 meses), e coronel (após o interstício de 30 meses), sendo este o último posto da carreira.

O Curso da EsFCEx destina-se a formação dos oficiais de Quadro Complementar e dos Oficiais de Odontologia e Farmácia.

a) ser brasileiro nato;
b) ter concluído com aproveitamento, instituição de ensino superior. (Áreas de formação conforme edital do concurso)
c) Idade: o candidato deve possuir no máximo 36 (trinta e seis) anos, referenciados a 31 de dezembro do ano de sua matrícula.

Vagas oferecidas no concurso de 2013.
Administração: 10
Biblioteconomia: 2
Ciências Contábeis: 4
Comunicação Social: 2
Direito: 7
Enfermagem: 15
Informática: 8
Psicologia: 3
Veterinária: 3
Magistério Biologia: 2
Magistério História: 2
Magistério Português: 2

NOSSOS DIFERENCIAIS

Mais de 50 anos de atividades

Mais de 3.000 aprovações em todas as escolas militares

Professores militares e ex-militares com décadas de experiência na preparação de concursos

Material didático próprio atualizado anualmente para cada concurso

Apoio à moradia: apartamentos próprios, hotéis e pensões parceiras
Depoimentos Movame
Desenvolvido por: Fleg Comunicação